Notícias em Destaque

No ano comemorativo dos 70 anos da Cemig, o aposentado e associado da AEA-MG Fernando Alves Pimenta lançou o livro “Doce que nem limão: memórias de um oficial da Corte”, onde relata memórias vividas, desde sua infância em Divinópolis aos longos anos dedicados à Instituição. 

Fernando Pimenta iniciou sua trajetória na Cemig em 1971, ocupou diretorias e conselhos, encerrando sua carreira na Forluz, onde foi presidente por 13 anos. 

“Escrevi este livro porque tive uma longa carreira vivendo na alta administração da Cemig, onde participei de fatos relevantes, de grande impacto na trajetória da empresa. Depois fui presidente da Forluz por 13 anos. Achei que seria importante contar fatos que impactaram profundamente a vida dos participantes e da patrocinadora. Certamente a história da minha geração está contada no livro. Temos orgulho da Cemig e da Forluz que deixamos para as novas gerações. Achei que seria importante contar como chegamos até aqui”, contou o autor.

O lançamento do livro, ocorrido no último mês (10/11), foi prestigiado por diretores da AEA-MG.

WhatsApp Image 2022 12 02 at 15.14.09

Fernando Pimenta e o vice-presidente da AEA, Joaquim Adalberto

MISAEL 

Fernando Pimenta com o diretor Administrativo da AEA, Misael Sá 

TARCÍSIO

Fernando Pimenta com o conselheiro da Cemig Saúde, Tarcísio Feichas. 

Para os interessados em adquirir o livro, segue o link da Editora Ramalhete: https://www.lojaeditoraramalhete.com.br/doce-que-nem-limao-memorias-de-um-oficial-da-corte/p

Estão abertas as inscrições para o 19º Encontrão AEA-MG, que acontecerá nos dias 23 a 28/04/2023, na cidade de Passa Quatro, a 420km da capital Mineira.  

O pacote inclui transporte, hospedagem no Hotel Mira Serra com pensão completa, música ao vivo, camiseta do evento e seguro viagem.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas na Sede em BH ou em um dos nossos Escritórios no Interior. Não deixe pra última hora, se programe e faça parte de mais um Encontrão AEA-MG.

 

hotel

Na foto, estrutura do Hotel Mira Serra em Passa Quatro/MG

 

Abaixo os valores que serão cobrados aos associados e convidados: 

Imagem1

Imagem2

Pagamento facilitado em 5 parcelas - 1ª no dia 30/12/2022 e a 5ª no dia 30/04/2023. Mais informações pelo telefone (31) 3224-8323 ou (31) 99920-5937 (WhatsApp). 

 

A Cemig Saúde está noticiando que desenvolveu novos planos de saúde, fornecendo alguns detalhes deles, tais como procedimentos cobertos, tabelas de valores e a possibilidade de inscrição de familiares até o 3º grau de parentesco. Destacamos que, enquanto no atual PSI os valores são pagos para o grupo familiar, com base no salário do titular e na idade dos beneficiários, nos novos planos anunciados os valores serão pagos para cada membro da família, e baseados apenas na idade. Isto faz com que os novos planos fiquem muito mais caros.

Para os empregados ativos, as patrocinadoras irão informar as condições de migração.

Os aposentados continuam utilizando o atual PSI, ou seja, embora existam novos planos, nenhuma mudança está sendo feita no plano atual dos aposentados, que continua da forma como é hoje. Assim a AEA entende que nenhuma opção de mudança deva ser feita pelos aposentados no momento e que eles permaneçam com o plano atual.

A AEA reitera que continua atenta no que se refere ao plano de saúde, inclusive aos desdobramentos das ações judiciais em curso, e que qualquer mudança será divulgada através de seu site e suas redes sociais.

 

Sem consultar os participantes, a Forluz quer votar alterações no Plano A que mudam radicalmente a natureza do plano. A proposta foi enviada pela Cemig e já foi votada na diretoria da Forluz, quando recebeu votos favoráveis dos indicados pelas patrocinadoras e o voto contrário da diretora eleita (DRP), Claudia Ricaldoni.

A Forluz quer colocar a proposta em votação no Conselho Deliberativo nesta sexta-feira, 25 de novembro, mas as entidades representativas dos participantes e os conselheiros eleitos querem que ela seja adiada para que os participantes possam ser melhor informados sobre seu teor e possam opinar.

Basicamente, a proposta da Cemig é criar um benefício de cotas (com prazo determinado) dentro do Plano A (vitalício). Na prática, o benefício em cotas significa que se o beneficiário viver mais tempo que o previsto em suas reservas, ficará sem aposentadoria ou pensão.

Proposta descumpre legislação previdenciária

A proposta da Cemig tem irregularidades. A primeira delas é insistir na paridade do déficit entre participantes e patrocinadoras, quando se tem um acordo assinado dizendo o contrário e três ações na Justiça que contestam esta tese. A Cemig não deixa claro que o déficit atual e o futuro é dela.

A Forluz ajuizou ação contra o órgão regulador e a Patrocinadora sobre a legalidade do Artigo 57 (que prevê a responsabilidade integral da patrocinadora por todos os déficits). Até o momento, as decisões estão favoráveis à tese do jurídico da Forluz, com a concessão de uma liminar e vitória na primeira instância. Portanto, entendemos que a diretoria da Fundação descumpre a legislação de previdência complementar ao votar pela aprovação da proposta da Cemig.

Participante não foi ouvido e impacto atuarial não foi apresentado

Além de não terem sido ouvidos sobre a proposta, os participantes não foram informados sobre os motivos e impactos das mudanças apresentadas. Não houve apresentação, para a diretora eleita, da minuta do contrato de dívida, dos valores a serem aportados pela Cemig e nenhum parecer sobre os impactos atuariais da mudança para os participantes que optarem em migrar e para os que ficarem no plano.

Não foi apresentado nenhum parecer sobre investimentos ou reflexos jurídicos das mudanças sobre as ações judiciais em curso. Também não há parecer sobre a legalidade do saque à vista para participantes em gozo de benefícios e a legalidade do cálculo dos valores da reserva financeira determinada pela Cemig.

A proposta da Cemig representa a maior mudança do Plano A em 25 anos. Tais alterações visam atender à patrocinadora, já que os participantes do Plano sequer foram ouvidos.

 

ELAS NA AEA-MG

A AEA-MG está desenvolvendo o projeto “Elas na AEA”, visando maior engajamento feminino na Associação. Desde a sua fundação em 1983 até hoje, as mulheres ocuparam apenas 21% dos cargos de Diretoria da Associação. Na atual gestão, o percentual de mulheres ocupando cargos na Diretoria da AEA-MG é de 25% (duas dentre oito Diretores); no Conselho Deliberativo é de 9% (uma dentre onze membros) e no Conselho Fiscal: 0%.

Nos dias 03 e 10/11, a AEA-MG apresentou a ideia para associadas presentes na Sede, em Belo Horizonte. Na ocasião, o grupo nomeou como coordenadora do projeto a associada Lúcia Helena, que falou sobre a sua expectativa: “Espero que este grupo seja atuante e consiga atrair o maior número possível e a Associação tenha maior visibilidade”.

Helenice Cruz Costa, que já foi Diretora Administrativa e Conselheira na AEA-MG também esteve presente e ponderou: “Acredito no projeto proposto, porém espero que as associadas sejam mais presentes. Os associados (e geral) estão acomodados e pouco se manifestam”.

 

O projeto “Elas na AEA” já nasce com uma proposta de atuação nas seguintes áreas:

a) Desenvolvimento de temas de interesse das associadas por meio de eventos presenciais e on-line, se possível sempre ancorados por mulheres, como por exemplo: cultura, lazer, bem-estar, saúde, gestão e liderança com foco em mulheres, educação continuada em novas tecnologias;

  1. b) Incentivo ao conhecimento de previdência complementar e de planos de saúde de autogestão, visando à participação das associadas na discussão de temas importantes para suas próprias vidas;
  2. c) Esclarecimentos sobre os caminhos que devem ser percorridos até às posições de lideranças e a ocupação, pelas mulheres, de cargos na gestão da AEA-MG.

Quer fazer parte deste projeto e ajudar a fazer a diferença? Basta comparecer em uma das nossas reuniões. A próxima acontecerá no dia 01/12 (quinta-feira) às 14h30, na Sede em BH.

WhatsApp Image 2022 11 22 at 13.03.46

Na foto, as associadas que estiveram presente na última reunião. 

 

DRP PERTO DE VOCÊ

A DRP da Forluz estará no Triângulo e Alto Paranaíba nos dias 21 a 25/11

Confira as datas e locais e participe!

DRP PERTO DE VOCÊ – BATE-PAPO COM PARTICIPANTES NO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Nos dias 21 a 25/11, a Diretora de Relações com Participantes (DRP), Claudia Ricaldoni, vai visitar cinco cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, para um bate-papo sobre o momento atual da Forluz e  novidades.

Cláudia, que foi eleita DRP pela “Chapa 1 - Unidade e Compromisso na Forluz”, apoiada pela AEA-MG nas últimas eleições, estará acompanhada do Diretor Administrativo da Associação, Misael Sá, e Diretor do Interior, Adalto Ferreira. 

Nesta primeira etapa do programa “DRP Perto de Você”, Claudia vai visitar as cidades de Uberaba,

Uberlândia, Ituiutaba, Araxá e Patos de Minas. Confira e participe:

 

 

UBERABA - ASSISTIDOS

21/11 - segunda-feira

9h às 12h

Avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, 1600 - Univercidade

UBERABA - ATIVOS

21/11 - segunda-feira

14h às 17h

Avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, 1600 - Univercidade

UBERLÂNDIA - ASSISTIDOS

22/11 - terça-feira

9h às 12h

Rua Vieira Gonçalves, 558. Martins - Sede da AEA

UBERLÂNDIA – ATIVOS

22/11 - terça-feira

14h às 17h

Avenida Cel. José Teófilo Carneiro, 2777. São José - Cemig

ITUIUTABA - ASSISTIDOS e ATIVOS

23/11 - quarta-feira

09h às 12h

Líder Hotel, Av. 15, 798 - Centro

ARAXÁ - ASSISTIDOS e ATIVOS

24/11 - quinta-feira

9h às 12h

Rua Maria Rita de Aguiar, 177 - Cemig

PATOS DE MINAS - ASSISTIDOS e ATIVOS

25/11 - sexta-feira

9h às 12h

Rua Prefeito Camundinho, 861. Lagoa Grande - Cemig

 

Eleitos pela "Chapa 1 - Unidade e Compromisso na Cemig Saúde" tomam posse

No dia 27/10, quinta-feira, aconteceu a posse dos eleitos pela "Chapa 1 - Unidade e Compromisso na Cemig Saúde", apoiada pela AEA-MG, juntamente com ABCF e Sindieletro, nas Eleições Cemig Saúde ocorridas neste mês de outubro. Os seis eleitos para cargos no Conselho Deliberativo são aposentados e associados da AEA-MG.

A participação de aposentados no Conselho reforça a representatividade dessa categoria (aposentados e pensionistas) na gestão do plano de saúde – PSI. Os ativos também passam a ter sua representatividade reforçada, já que os novos ocupantes dos cargos de Conselheiro Fiscal e Diretor de Relações com os Beneficiários são trabalhadores atualmente em exercício da sua profissão na Cemig e assumiram o compromisso de atuarem em harmonia com os demais Conselheiros eleitos.

 

 

 

 

Confira os novos Conselheiros e Diretores empossados:  

Conselho Deliberativo (Assistidos)

Titular: Tarcísio Feichas Cabral

T

Suplente: Raquel Coimbra

R

Sucessor: Cirilo Martins Pontes

C

Titular: Wilcks Campos Filho

W

Suplente: Geraldo Magela Garcia

G

Sucessor: Maria da Penha Andrade

M

Conselho Fiscal (Ativos)

Titular: Eduardo de Almeida Souza

Suplente: Michele dos Reis Pereira

Sucessor: Wendel Renato Pereira Braga

DRB – Diretor de Relações com os Beneficiários da Cemig Saúde (Ativos)

Titular: Edvaldo Pereira da Silva

Suplente: Wagner Douglas Silveira.

“Como Conselheiro Titular na Cemig Saúde, tenho direito a voto nas deliberações relativas à gestão do plano de saúde PSI e carrego a responsabilidade de participar da definição dos rumos da assistência à saúde de cerca de 60 mil beneficiários da Cemig Saúde", comentou Tarcisio Feichas Cabral, eleito como Conselheiro Deliberativo – Titular na Cemig Saúde, após a sua primeira reunião no novo cargo.

 

Live sobre o Outubro Rosa emociona

Live sobre o Outubro Rosa emociona

Momentos de muita emoção marcaram a live sobre o Outubro Rosa, promovida pela AEA-MG, no dia 18/10, com a Dra. Vânia Schim, gerontóloga, terapeuta integrativa e facilitadora de atividades cognitivas, e com a Dra. Silvana Reis Akaki, master de geriatria aplicada à prática clínica.

Na live, as participantes puderam tirar as suas dúvidas sobre a prevenção ao câncer e como lidar com as emoções após a descoberta da doença.

“Promovemos essa live todo ano porque o outubro é considerado o mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama. É um momento muito importante pois proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e promove a prevenção à doença”, explicou Thaís Carvalho, assistente social da AEA-MG

A associada Maria Izabel Najar deu o seu depoimento sobre a sua participação na live do ano passado (sobre a prevenção contra o Câncer de Mama), que despertou o seu interesse de buscar junto ao médico especialista mastologista um olhar especializado sobre o seu exame de mamografia, ocasião em que descobriu o câncer e pôde tratá-lo.

No final da live, a Dra. Vânia Schim sorteou 5 eBooks “Maturidade - Tempo de Plenitude”, de sua autoria, entre as participantes.

....

Perdeu a live? Ainda está em tempo!

Diante da importância do tema e do sucesso da live, a AEA-MG a publicou em seu YouTube.

Acesse pelo link: https://youtu.be/qkHiCQ2YvL4

Um pouco sobre nós

A AEA-MG (Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias) foi fundada em 29 de janeiro de 1983, por um grupo de eletricitários que percebeu a necessidade de unir os aposentados da CEMIG. Em todos esses anos de existência, apresentamos a você uma entidade forte, representativa e consolidada.

 

Saiba mais...

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias e promoções.