Notícias em Destaque

O Conselho Deliberativo da AEA-MG convoca seus associados para Assembleia Geral Ordinária, no próximo 29 de abril, para deliberar sobre a aprovação das demonstrações financeiras e do Relatório Anual da Administração referentes ao exercício de 2020 e aprovação do Orçamento da Diretoria Executiva para o ano de 2021.  A primeira convocação está marcada para 13h30, com a presença de metade dos associados mais um, ou às 14h, com qualquer quórum.

Devido à necessidade de se manter o isolamento social, por causa da pandemia, a Assembleia será realizada por meio exclusivamente digital, na sala virtual da plataforma Zoom pelo link:: https://zoom.us/j/91249508924.

O balanço financeiro referente a 2020 apresentou superávit de R$ 210.282,83, contra R$ 83.406,77, apurado no exercício 2019.

A direção da Associação reforça que a participação de aposentados e pensionistas é de suma importância porque é o momento de o associado tomar ciência de como a Entidade está sendo administrada, bem como onde os recursos estão sendo aplicados.

 

Edital de Convocação para AGO

A Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da CEMIG e Subsidiárias – AEA-MG, situada na Avenida Afonso Pena, 867, conj. 1610, em Belo Horizonte/MG, convoca os seus associados para participarem da Assembleia Geral Ordinária - AGO, que será realizada no dia 29 (vinte e nove) de abril de 2021, às 13:30 horas em primeira convocação, com a presença mínima de metade mais um do número de associados, ou às 14:00 horas em segunda convocação, com a presença de qualquer número de associados, por meio exclusivamente digital, na sala virtual da plataforma Zoom, link de acesso: https://zoom.us/j/91249508924, a fim de deliberar sobre as seguintes matérias: 1- Aprovação das Demonstrações Financeiras e do Relatório Anual da Administração referentes ao exercício de 2020; 2- Aprovação do Orçamento da Diretoria Executiva para o ano de 2021. Belo Horizonte, 29 de março de 2021.

Edi Ângelo

Presidente do Conselho Deliberativo da AEA-MG

 

 

As atividades presenciais da AEA-MG n Sede BH e nos Escritórios do Interior continuarão suspensas até o próximo 11 de abril de 2021, em conformidade com as novas orientações das autoridades sanitárias do governo de Minas Gerais. A medida tem como objetivo tentar conter o aumento no número de casos de contaminação da Covid-19 em Belo Horizonte e demais regiões do Estado

Neste período, a AEA seguirá funcionando em sistema de home office. Para tratar de assuntos na Sede, deve-se entrar em contato pelo whatsapp (31) 9 9920 5937 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Confira os contatos do Escritórios do Interior

- Divinópolis: (37) 9 9153 0015 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Governador Valadares: (33) 9 9126-1170 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Juiz de Fora:  (32) 9 8848 3085 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Montes Claros: (38) 9 9914 7400 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- São João del Rei: (32) 9 8811 6929 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Uberaba: (34) 9 9217 4159 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Uberlândia: (34) 9 9280 2838 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Já está disponível no canal da AEA-MG no Youtube, o sexto episódio da série "Não mexam na minha aposentadoria". Nos dois vídeos, os associados e aposentados Enderson Couto de Miranda e Eduardo Leopoldino Andrade, membros do Grupo Técnico AEA-Forluz, vão falar se sobre a manutenção do artigo 57.

Assista ao vídeo: 

1ª parte

2ª parte

A série produzida pela AEA foi lançada no último dia 7 de fevereiro e tem como objetivo explicar as mudanças que poderão ocorrer no Plano A da Forluz.

FORTALEÇA A AEA-MG E NOS AJUDE A DEFENDER O DIREITO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS!!!

>> Clique AQUI e seja sócio!

>> Clique AQUI e inscreva-se no canal da AEA-MG no Youtube.

Antes de explicarmos o que está sendo discutido sobre as mudanças no Plano B da Forluz, deixamos claro que nenhuma alteração será realizada sem que os participantes sejam ouvidos e decidam que mudanças consideram positivas e quais consideram negativas. Faremos nossas considerações sobre as propostas, vamos fazer o debate com a categoria e a palavra final será do participante.

Em decisão unânime, o Conselho Deliberativo determinou, na reunião do último dia 23 de março, que a votação sobre as mudanças do Plano B, que estava prevista para abril, foi adiada para a reunião ordinária em junho ou para a reunião extraordinária em julho.

A Forluz criou, em 2020, um grupo para estudar e propor modificações no Plano B. No final daquele ano, o estudo foi finalizado e apresentado ao Conselho Deliberativo para análise e deliberação. Os novos conselheiros eleitos tiveram acesso às propostas de alteração do Regulamento do Plano B em janeiro de 2021 e passaram a estudar as alterações, avaliando os aspectos técnicos, jurídicos e os impactos para os participantes.

Após essa análise realizada pelos novos conselheiros eleitos em 2020 e pela conselheira eleita em 2018, considerou-se que algumas das alterações propostas, de fato, podem representar ganho para os participantes. Entretanto, outras alterações reduzem ou suprimem direitos dos participantes.

Podemos citar, como ponto positivo, a possibilidade de mudança do percentual de saque do saldo de conta (cotas) pelo participante assistido, que poderá ser feito no intervalo mínimo de 6 meses para elevar o percentual (atualmente a carência é de 12 meses) e em qualquer mês para quando for para reduzir o percentual.

Também está sendo criada a possibilidade, de forma opcional, do recebimento de benefício extra no mês de dezembro (igual ao valor de novembro) para os assistidos optantes por cotas. Se aprovado, já chamamos atenção dos participantes para que estejam muito atentos ao saldo da conta remanescente quando avaliarem fazer essa opção.

Outro exemplo que podemos citar, nesta mesma linha, é a proposta que permite aos participantes assistidos por cotas a possibilidade de escolher o perfil de investimento (ultraconservador, conservador, moderado ou agressivo) para corrigir mensalmente o saldo da conta de aposentadoria.

Contudo, consta na proposta apresentada a proibição de o beneficiário optar pelo recebimento de renda vitalícia no caso de pensão. Trata-se de retirada de direito e somos contra. Outra alteração que avaliamos contrária ao interesse dos participantes é a proibição de saque à vista para os participantes que requeiram o benefício de invalidez.

Esclarecemos que o regulamento de um Plano de Benefícios é um conjunto interligado e deve ter consistência interna, devendo ser analisado ponto a ponto. Não se pode, por precipitação ou falta de análise adequada, permitir que direitos e proteções aos participantes sejam retirados.

Por este motivo, os conselheiros decidiram, em sua última reunião ocorrida no dia 8 de março, que a Diretoria Executiva iria selecionar os artigos que considera mais urgentes para que possam ser analisados com prioridade.

A ABCF, AEA, Sindieletro e os conselheiros eleitos estão preparando um comparativo de como é o regulamento do Plano B atualmente e como está sendo proposto pela Forluz, além das considerações sobre as alterações propostas, que será divulgado a todos. Tudo isso será objeto de debate com os participantes por meio de lives e reuniões virtuais.

Afinal, as propostas de mudanças precisam ser analisadas com muito cuidado. Elas fazem parte do futuro dos participantes do Plano B.

No dia 30 de março, terça-feira, 19 horas, as instituições representativas dos participantes (ABCF, AEA e Sindieletro) vão promover uma LIVE para fazer esclarecimentos sobre as alterações propostas para o Plano B e responder às dúvidas dos participantes. Participe e chame os colegas da Cemig.

FORTALEÇA A AEA-MG E NOS AJUDE A DEFENDER O DIREITO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS!!!

>> Clique AQUI e seja sócio!

>> Clique AQUI e inscreva-se no canal da AEA-MG no Youtube.

Em 2021, o Relatório Anual de Informações (RAI), também conhecido como Relatório de Atividades, que expõe as realizações internas e externas que são desenvolvidas pela Forluz, terá como tema os 50 anos da Fundação. E a novidade é que os participantes poderão fazer parte desta comemoração.

Para participar, você deverá mandar um relato de até 10 linhas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., contando em qual momento marcante da trajetória da Fundação você esteve presente. Além disso, envie também uma foto própria ou de algum momento especial. O prazo é até o dia 5 de abril.

Não deixe de participar, afinal, o protagonista da história da Forluz é você. 

Fonte: Forluz

Devido ao cenário atual e visando o combate e a prevenção da Covid-19, os atendimentos presencias administrativos da Cemig estão suspensos até dia 1º de abril, a princípio.

Os atendimentos médicos, tanto nas clínicas do Conexão Saúde, quanto no Centro de Promoção à Saúde (CPS), permanecem funcionando normalmente. 

Os beneficiários que necessitarem de resolver assuntos administrativos devem utilizar os seguintes canais de relacionamento: 

  • Chat: disponível em cemigsaúde.org.br no canto inferior da página de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Fale Conosco: acesse cemigsaude.org.br >> Fale Conosco >> Envie sua mensagem.
  • Autoatendimento via WhatsApp: para número do cartão Cemig Saúde, status dos protocolos de reembolso, saldo do teto de reembolso e extrato PSI, envie uma mensagem para o número (31) 99791-6464. 
  • Central de Relacionamento Telefônico: disponível pelos telefones 0800-0309009 ou (31) 3429-5200 para ligações originadas do celular.
  • OdontoPrev: envie sua demanda para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue para (31) 98703-9158.
  • Ouvidoria: acesse cemigsaude.org.br >> Fale Conosco >> Ouvidoria ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fonte: Cemig Saúde

Já está disponível no canal da AEA-MG no Youtube, o quinto episódio da série "Não mexam na minha aposentadoria". Neste vídeo, os associados e aposentados Rosa Chaer e Eduardo Leopoldino Andrade, membros do Grupo Técnico AEA-Forluz, vão falar se há risco em permanecer no Plano A, com o benefício vitalício. Assista ao vídeo abaixo ou clique AQUI.

A série produzida pela AEA foi lançada no último dia 7 de fevereiro e tem como objetivo explicar as mudanças que poderão ocorrer no Plano A da Forluz.

FORTALEÇA A AEA-MG E NOS AJUDE A DEFENDER O DIREITO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS!!!

>> Clique AQUI e seja sócio!

>> Clique AQUI e inscreva-se no canal da AEA-MG no Youtube.

Um pouco sobre nós

A AEA-MG (Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias) foi fundada em 29 de janeiro de 1983, por um grupo de eletricitários que percebeu a necessidade de unir os aposentados da CEMIG. Em todos esses anos de existência, apresentamos a você uma entidade forte, representativa e consolidada.

 

Saiba mais...

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias e promoções.