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A AEA está mais uma vez engajada na campanha do Dia do Voluntariado, ação realizada anualmente com objetivo de arrecadar roupas, calçados, alimentos e outros produtos para serem doados a instituições que atendem pessoas em situação precária. A campanha é coordenada pela Cemig Saúde, Cemig e Associação Intergerencial da Cemig (AIC), com o apoio apoio da Associação Recreativa e Cultural da Cemig (Gremig),do INDI, Gasmig, Cemig Telecom, Axxiom, Forluz, INDI e CeMais.

Além de arrecadar donativos, o Dia do Voluntariado mobiliza voluntários para oferecer à comunidade escolhida (este ano será a Pedreira Prado Lopes) um dia de serviços de saúde, beleza, cidadania, cultura e lazer. Em 2017, as doações serão encaminhadas ao Instituto Pedra Viva, que atende 72 crianças e adolescentes. O evento para entrega e realização das atividades será no dia 27 de agosto, das 9h às 13h, na Escola Municipal Honorina de Barros, no Bairro São Cristóvão.

ONDE DOAR

As doações devem ser entregues até o dia 18 de agosto, nos postos de coleta designados pela organização. O da AEA fica na Sede em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 867, 17º andar, Centro)

O QUE PODE SER DOADO

  • Roupas e calçados masculinos e femininos novos ou usados, em bom estado.
  • Alimentos: feijão, óleo, farinha, arroz, leite, biscoito, suco concentrado, etc.
  • Produtos de higiene pessoal: protetor solar, óleo mineral para hidratação da pele, pente, shampoo, creme dental, escova de dente, sabonete e papel higiênico.
  • Material escolar: folha A4, lápis de escrever, caderno e borracha.  

Com tudo aquilo que a ocasião pede, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig realizou, no último dia 5, o tradicional Arraiá da AEA. O evento foi realizado em espaço cedido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas (FAP-MG), no Centro da capital mineira.

Os associados tiveram a oportunidade de passar um tarde de muita alegria e confraternização, com a apresentação de música, teatro, casamento na roça e a tradicional quadrilha.

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A AEA segue com a campanha de doação de medicamentos até o dia 31 de julho. O objetivo é arrecadar remédios diversos que não estão sendo utilizados, à exceção daqueles que precisam ser conservados na geladeira, e repassá-los às pessoas que necessitam. Para doar na Sede BH, deve-se procurar a Área Social e falar com Thaís Cristina (avenida Afonso Pena, 867, 17º andar, Centro).

A campanha também está sendo realizada em todos os Escritórios da Associação no interior, e os interessados em doar devem levar os medicamentos nas unidades (veja lista abaixo).

Além dessa iniciativa, a AEA segue com a campanha do agasalho também até o dia 31 de julho. Estão sendo coletados roupas e outros objetos, que serão repassados ao Abrigo de Morador de Rua, que fica na capital mineira. Os donativos estão sendo recebidos na Sede BH, e a campanha busca arrecadar calças, blusas de frio, meias, cobertores, toucas, cachecóis, entre outros, para ambos os sexos. Mais informações pelo telefone: (31) 3224 8323.

Escritórios da AEA no Interior

- Divinópolis

Rua Itapecerica, 151, Centro – Tel: (37) 3213-4895

- Governador Valadares

Rua Sete de Setembro, nº 3018, Centro - Tel (33) 3272-1044)

- Juiz de Fora

Avenida Rio Branco, nº 2555 – Sala 505, Centro - Tel (32) 3223-1697

- Montes Claros

Praça Pio XII, 192, sala 8, Centro – Tel (38) 3221-6690

- São João del Rei

Rua Comendador Costa, 160, Centro – Tel (32) 3372-1672

- Uberaba

Avenida Doutor Fidélis, 481, sl 17, Bairro Centro - Tel (34) 3313-0245

- Uberlândia

Rua Vieira Gonçalves, nº 558, Bairro Martins – Tel (34) 3236-5293

 

A Forluz realizará reunião com participantes que migraram para o Plano A após 15 de dezembro de 2000. O encontro será no próximo dia 27 de junho, terça-feira, às 14h30, no Auditório da AEA (avenida Afonso Pena, nº 867, 16º andar, Centro, Belo Horizonte).

O objetivo da reunião é esclarecer a determinação da Previc, órgão regulador dos fundos de pensão, que prevê cobrança retroativa do custeio administrativo maior do que a praticada pela Fundação.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No fim deste ano se encerará a gestão da Diretoria Executiva, iniciada em janeiro de 2015, bem como a do Conselho Fiscal. Nesses quase três anos, trabalhamos arduamente em busca do fortalecimento permanente da nossa Associação. Foi um período de aprendizado e crescimento, quando tivemos a missão de encarar inúmeros desafios. Temos consciência de que já superamos alguns e continuamos seguindo firmes na batalha para suplantar aqueles que ainda são entraves em nossa caminhada.

Teremos mais sete meses de ação à frente da nossa AEA, que serão cumpridos com a mesma dedicação e total empenho. Dentro do possível, nosso objetivo é transferir o comando da Associação com os nossos compromissos devidamente cumpridos. Contudo, sabemos que nossa missão na defesa de aposentados e pensionistas nunca terá fim. Muito pelo contrário! À medida que os anos passam, temos consciência de que o trabalho para manter, garantir e buscar novas conquistas e direitos em favor de nossos associados se torna cada vez mais árduo.

Por isso, conclamamos a todos os nossos mais de 5.500 associados que não se furtem de participar ativamente de mais este momento da Associação. Afinal, o envolvimento no pleito é primordial para reafirmar o caráter democrático e transparente do processo eleitoral.

Entendemos que a união de força daqueles interessados em dar sequência ao projeto sólido da AEA será essencial tanto na formação de chapa (s) para concorrer às eleições, quanto na participação ativa no momento de escolher os nomes que estiverem na disputa para membros do Conselho Fiscal.

Conforme prevê o Estatuto da Associação, a inscrição de chapa (s) para a Diretoria Executiva e dos nomes que concorrerão ao Conselho Fiscal será de 5 de agosto a 5 de setembro de 2017. A Assembleia Geral para contagem dos votos está marcada para 9 de novembro. Podem se inscrever todos os associados que estiverem, no mínimo, há dois anos completos no quadro de filiados.

A chapa para Diretoria Executiva será composta por Presidente, Vice-Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Intercâmbio, Diretor Social, Diretor de Promoções e Diretor de Interior. Em relação à escolha do Conselho Fiscal, serão candidaturas individuais, sendo eleitos como membros efetivos os três mais votados e, como suplentes, os três subsequentes.

O que tem acontecido na política do Brasil nos últimos anos deve servir de alerta para todos nós. Afinal, somos o resultado das nossas escolhas e arcaremos com todas as consequências das opções que fizermos.

Portanto, fique atento aos prazos e faça valer o seu direito!

Participe da vida da nossa Associação em todas as áreas, principalmente, no momento de se colocar à disposição para oferecer seus préstimos ou na hora de escolher aqueles colegas que irão representá-los no triênio 2018/2020.

Os benefícios pagos aos participantes do plano A e aos assistidos do plano B da Forluz serão reajustados em 3,5971%, a partir deste mês de junho. O índice será aplicado de forma proporcional aos participantes que começaram a receber o benefício a partir de junho de 2016.

O reajuste é calculado anualmente através do índice IPCA-IBGE. Este percentual se refere ao período acumulado entre o mês de junho de 2016 e maio de 2017.

Confira os valores e os índices nas tabelas abaixo:

 

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Fonte: Forluz

A partir desta segunda-feira (12 de junho), a Central de Atendimento da Forluz passará a funcionar em novo horário: das 8h30 às 17h30. A mudança foi balizada por estudos realizados no primeiro trimestre de 2017.  A análise demonstrou que, entre 7h e 8h30, e de 17h30 às 19h, o canal recebia, em média, três ligações diárias.

Com a mudança, haverá mais atendentes trabalhando nos horários de pico. Desta forma, a Fundação visa otimizar o trabalho e reduzir o tempo de espera de seus participantes. Cabe destacar que o remanejamento ainda possibilitará uma economia de cerca de 20% do valor pago pelos serviços mensalmente.

Os nossos números continuam os mesmos. Para entrar em contato na Central de Atendimento Forluz, ligue 0800 0909090 ou 3214-6600 para ligações realizadas via celular.​

Fonte: Forluz

A Forluz decidiu aderir ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos. O documento visa incentivar o aperfeiçoamento das atividades de governança de investimentos, mitigar os riscos existentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da previdência complementar fechada do País.

O Código foi elaborado por uma comissão formada por dirigentes da Abrapp, do Sindapp e do ICSS, com acompanhamento de consultores experientes e após avaliação de experiências semelhantes em outros segmentos. Em vídeo​ divulgado pela Abrapp, o coordenador do grupo, José Luiz Rauen, afirma que a proposta da autorregulação demonstra a maturidade do sistema. Segundo ele, o Código estabelece princípios éticos no que diz respeito à transparência das informações e à relação fiduciária das entidades.

A adesão ao Código é voluntária. Em uma segunda fase, a entidade poderá se subm​eter ao processo de auditoria para a obtenção do selo. Este selo será uma das formas de verificação de que o fundo de pensão cumpre as determinações indicadas pelo documento. Existe um conselho composto por representantes da Abrapp, Sindapp, ICSS e entidades do mercado que estabelece as regras e acompanha a operação do Código.

Fonte: Forluz 

Um pouco sobre nós

A AEA-MG (Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias) foi fundada em 29 de janeiro de 1983, por um grupo de eletricitários que percebeu a necessidade de unir os aposentados da CEMIG. Em todos esses anos de existência, apresentamos a você uma entidade forte, representativa e consolidada.

 

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