Visando à integração entre os associados do interior e da Capital mineira e uma associação cada vez mais fortalecida, o programa “Integra AEA” voltou a ser realizado, com a primeira edição após a pandemia, no dia 12/05, na cidade de Montes Claros.
“Ficamos imensamente felizes com a retomada do programa, que leva ao interior um pouco do que acontece na Sede de Belo Horizonte e busca a participação efetiva dos associados e familiares na rotina da Associação”, pontua a diretora Social e de Promoções, Vilma Dário.
Ela e outros dois diretores da AEA, Adalto dos Santos, Misael dos Santos Sá, se reuniram anteriormente com os colaboradores do escritório regional de Montes Claros para ouvirem as demandas locais e debaterem ações de melhoria.
Dando início ao evento, Misael explicou sobre a atuação da AEA-MG na Justiça na defesa dos direitos de seus associados. O diretor destacou, por exemplo, a vitória da Associação na ação pela manutenção do Plano de Saúde Integrado (PSI), alcançada em fevereiro passado, determinando que a Cemig deverá continuar a arcar com sua cota de contribuição do plano de saúde e não poderá promover outros planos que inviabilizem o PSI.
Na sequência, a associada e integrante do grupo “Elas na AEA” em Belo Horizonte, Roseli Maria da Silva, enfatizou a importância de uma maior participação feminina no cotidiano da Associação. Na oportunidade, foi lançado o programa “Elas na AEA” na cidade de Montes Claros, sob coordenação da colaboradora Laura Avelina Pereira. O projeto busca incentivar e ampliar a apropriação dos espaços de tomada de decisão por parte das mulheres na Associação, para que esta se torne cada vez mais inclusiva e representativa.
O evento também contou com a presença de uma fisioterapeuta da Cemig Saúde, Gabriela Carvalho, que explicou os atendimentos realizados pela Clínica Conexão Saúde da cidade, e de uma enfermeira, Cintia Mesquita de Jesus, que aferiu a pressão e a dosagem de glicose dos associados. Além disso, profissionais da Academia Athleta de Montes Claros palestraram sobre “A importância da atividade física na 3ª Idade” e demonstraram exercícios que podem ser feitos em casa. “Muitas pessoas não gostam ou não podem frequentar uma academia. Então, foi bem legal aprender como ficar ativo em casa”, pontuou o diretor Misael.
O encontro foi finalizado com uma homenagem às mães, pelo mês de maio, com apresentações de música e de dança e com entrega de rosas. Este momento foi coordenado pela colaboradora Laura, que expressou sua gratidão pela presença dos diretores e dos associados no evento: “Foi um prazer e uma grande alegria participar do encontro e fortalecer, como uma unidade, as nossas energias”.