O Santander informa que, a partir de fevereiro, o fornecimento do Extrato Mensal para os clientes que recebem seu salário no Santander, passa a ser tarifado. Desta forma, o Santander cancelará todos os envios do Extrato e o cliente passará a visualizar o extrato na Internet Banking em formato online.
As informações disponíveis na internet são as mesmas descritas na versão impressa. Além disso, o cliente que tiver interesse em continuar recebendo a versão de papel poderá optar por meio da Internet Banking, da Central de Atendimento ou das agências.
Para conferir o extrato online, o cliente deve acessar a Internet Banking, clicar na aba “Conta-Corrente” e depois na opção do “Extrato Mensal”. O cliente também pode conferir o saldo e o extrato pela Central de Atendimento, Caixas Eletrônicos ou nas agências do Santander.
Com essa iniciativa, os clientes contribuem com a preservação do meio ambiente por meio da redução da emissão de carbono e da utilização de papel.
Dúvidas frequentes
A tarifa do extrato consolidado será cobrada apenas de quem não possui a franquia incluída no pacote?
Correto. Alguns pacotes de serviço não possuem o serviço incluso.
Esse valor é pago mensalmente? E se o cliente não quiser o serviço?
A prestação de serviço é mensal e o cliente pode optar pelo cancelamento ou recebimento do Extrato. Essa versão impressa pode ser recebida no endereço de correspondência do cliente com toda a comodidade, e o Extrato organiza e consolida diversas informações de produtos e serviços que o cliente possui. Existem diversas opções de consulta dos extratos de Conta Corrente e Poupança no Auto Atendimento, Central de Atendimento, Internet Banking e também nas agências. Lembrando que os documentos são diferentes do extrato Mensal, pois não contemplam informações de outros produtos como, por exemplo, Fundos de Investimento.
Qual o valor dessa cobrança?
O valor da cobrança é de R$ 3,10 ou R$ 4,90 de acordo com o modelo que o cliente possuir.
Os bancos são obrigados a enviar pelo menos um extrato consolidado pelo correio?
Pela resolução 3919, o banco não é mais obrigado a enviar o extrato pelo Correio, inclusive a legislação determina que o serviço pode ser tarifado. A resolução determina que o banco é obrigado a disponibilizar consulta de extratos e saldos nos canais de serviços disponíveis e o Santander possui diversas formas de consulta de extratos 24 horas por dia, como o IB e a Central de Atendimento, por exemplo, além dos Terminais de Auto Atendimento e da agências.