Tomam posse a Diretoria e Conselhos da AEA-MG para o triênio 2024-2026
04/01/2024

2024 iniciou com tudo na AEA-MG. Na última terça-feira, 02/01/24, foi realizada online, via plataforma Teams, a cerimônia de posse da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo eleitos para o mandato 2024-2026.

Além da leitura da ata oficial de posse, os eleitos conversaram sobre os planos de atividades projetados para o mandato.

“Hoje é um dia especial para nós da diretoria eleita, é o momento de agradecer pela confiança, mas, antes de tudo, firmar compromisso de elevar ainda mais o papel da nossa Associação”, declarou Elmânio Carvalho, presidente reeleito da Associação pela chapa Avança AEA. 

“Nossa área de lazer e atividades sociais se desdobrou para implementar atividades que trouxessem mais alegria ao aposentado. Tivemos e estamos tendo êxito nas ações judiciais de defesa ao aposentado (assistência à saúde, seguro de vida em grupo e previdência (Forluz), desafios estes ainda não totalmente concluídos. Partindo deste princípio é nosso compromisso continuar atuando nas ações judiciais, sem considerar que estamos sempre preparados para uma negociação com a CEMIG, desde que a mesma esteja receptiva a essa alternativa”, completou.

O presidente ressaltou a importância da união em prol dos interesses comuns dos aposentados e para o fortalecimento da Associação. “Para os candidatos dessa eleição que se encerra, os nossos agradecimentos por tanta disposição em colaborar com a gestão da AEA. Eleitos ou não, vamos precisar de todos, e conclamo todas estas lideranças para estarem juntos conosco na busca de soluções da complexidade que os assuntos trazem”, disse. 

Por fim, Elmânio pontuou alguns dos objetivos e compromissos da Diretoria eleita durante o mandato:

  1.  Assistência à Saúde / Cemig Saúde –  Recuperar a participação dos nossos representantes eleitos na plena governança da Entidade, seja através da função estatutária, seja pelo reconhecimento por parte da gestão da Cemig Saúde da qualidade da atuação dos nossos representantes num clima harmônico de cooperação; Empenhar na manutenção do caráter vitalício da Assistência à Saúde dos aposentados;
  2.  FORLUZ –  Atuar para o equacionamento do déficit atuarial, de responsabilidade da CEMIG; 
  3.  Seguro de Vida em Grupo – Recuperar a obrigação da Cemig em contribuir com 50% (cinquenta por cento) do seguro; 
  4.  Lazer e Cultura – Manter e intensificar as ações da Associação nas áreas de lazer e cultura; Criar facilitadores para a convivência dos nossos aposentados do interior;
  5.  Comunicação –  Manter a qualidade adquirida na comunicação – importante legado da Diretoria anterior  – e intensificar a utilização de instrumentos de mídia para aproximar ainda mais a Associação dos seus associados;
  6.  Interior e Capital – Manter e intensificar as visitas nas localidades do interior; Captar mais associados; Acompanhar a saúde dos aposentados; 
  7.  Administrativo – Capacitar a equipe da AEA para otimizar ainda mais o atendimento ao associado; Manter o Zelo pelas finanças da AEA;
  8.  Outras Entidades – Manter o intercâmbio com outras entidades (Sindicatos, Associações e Federação dos Aposentados) com vistas à participação da AEA em questões que envolvam os Associados. 

 

Luiz Carlos Sperandio, Conselheiro Deliberativo eleito, declarou estar otimista para esse grande desafio: “Fiquei muito feliz quando fui eleito e ao mesmo tempo, consciente da grande responsabilidade que temos com o associado da AEA MG atualmente. Acredito que teremos muito trabalho e teremos que estar muito atentos aos acontecimentos e ações em andamento. Estou otimista e comprometido com o novo trabalho e objetivos traçados. O momento é de união e trabalho. Precisamos de todos associados juntos com a Diretoria e Conselhos. A força da AEA-MG é a união de todos os associados. Temos condições de obter sucesso nos nossos objetivos e estamos otimistas e também conscientes da grande responsabilidade que nos aguarda”.

O processo eleitoral do triênio 2024-2026 foi finalizado, mas a AEA-MG segue contando com a participação ativa dos associados para a construção de uma entidade cada vez mais forte, atendendo às necessidades de todos, de forma sólida e completa.

CONFIRA OS NOMES DOS DIRETORES E CONSELHEIROS EMPOSSADOS PARA O MANDATO 2024-26:

 

DIRETORIA EXECUTIVA

  • Presidente: ELMANIO CARVALHO VILELA
  • Vice Presidente: JOAQUIM ADALBERTO HENRIQUES CHAVES
  • Diretor Administrativo: ELIZABETH APARECIDA DA COSTA
  • Diretor Financeiro: EUSTÁQUIO ANTUNES RIBEIRO
  • Diretor de Comunicações: MARIA HELENA LIRA GOMES CABRAL
  • Diretor Social e de Promoções: VILMA DA CONCEIÇÃO DÁRIO
  • Diretor para Assuntos do Interior: ADALTO FERREIRA DOS SANTOS
  • Diretor de Intercâmbio: DENYS CLÁUDIO CRUZ DE SOUZA

CONSELHO DELIBERATIVO

Titulares:

  1. MISAEL DE JESUS DOS SANTOS SÁ
  2. MILTON ANTÔNIO PRESTO REZENDE
  3. CRISTINA RIBEIRO BICALHO
  4. JOÃO VICTOR MARÇAL
  5. LUIZ CARLOS SPERANDIO NOGUEIRA
  6. ROBERTO DRUMOND FURST
  7. MILTON PINTO DE ANDRADE

Suplentes:

  1. ESMERALDO PIZARRO FILHO
  2. JOSÉ WILSON DE OLIVEIRA
  3. JOSÉ CARLOS MARTINS DO NASCIMENTO 
  4. JOSÉ PETRÔNIO DE OLIVEIRA CAMPOS

CONSELHO FISCAL

Titulares:

  1. MARIA IZABEL COSTA NAJAR
  2. VICENTE DE PAULA CASTRO 
  3. ALOISIO AUGUSTO LOVISI ABREU

Suplentes:

  1. ANTÔNIO DE VASCONCELLOS
  2. CARLOS ALBERTO RIBEIRO OLIVEIRA PINTO
  3. CLAUDIO ANTÔNIO LIMA AMARAL