Atenção redobrada no início do ano! As liquidações de janeiro, o período de férias e parte do 13° no bolso tornam esse período propício para a atuação de golpistas. Confira golpes frequentes de início de ano e período de férias e algumas dicas para se proteger!
Golpes frequentes:
FALSA CENTRAL ELETRÔNICA – Esse é um dos golpes mais frequentes no início de ano, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Criminosos ligam para clientes e dizem que sua agência bancária e/ou seu gerente estão sob investigação e, em alguns casos, até enviam falsos boletins de ocorrência por email ou SMS. Em seguida, dizem que o cliente deve transferir seus recursos (para favorecidos indicados pelos golpistas) enquanto durar a investigação criminal.
A Febraban alerta, no entanto, que os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias e que ao receber esse tipo de contato, deve-se encerrar na hora. Em alguns casos, as agências podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança nunca são solicitados.
GOLPE DA MAQUININHA QUEBRADA – Durante o pagamento, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é, assim, superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.
GOLPE DO FGTS – O golpe do saque do FGTS ganhou força durante a pandemia e dezenas de trabalhadores têm sido atingidos por ele desde então. Nele, os criminosos roubam dados pessoais, sacam parcelas do Fundo de Garantia e fazem empréstimos fraudulentos, deixando uma dívida para a vítima.
Os golpistas conseguem os dados pessoais dos trabalhadores e, com eles, acessam o aplicativo do FGTS e fazem movimentações dentro do app, aderindo ao saque-aniversário. Para se proteger, é indicado que links externos recebidos por WhatsApp, SMS e email não sejam acessados. Além disso, é indicado que uma checagem mensal de suas informações financeiras seja feita na plataforma Registrato, do Banco Central.
FALSAS VENDAS – Criminosos montam sites falsos que simulam e-commerces, enviam promoções inexistentes por email, SMS e mensagens de WhatsApp, e criam perfis falsos de lojas em redes sociais. Os consumidores devem desconfiar se o produto ofertado está com o preço muito baixo do que é vendido no comércio em geral.
Em alguns casos, sites de varejistas famosos são clonados para induzir os consumidores a erro. Para evitar o golpe, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
GOLPE DO BRINDE – Os golpistas entram em contato com a vítima, dizem que têm um brinde para entregar e insistem para a pessoa receber o presente pessoalmente. O contato pode ser por email, SMS ou WhatsApp.
Após entregarem algo para a vítima, os criminosos alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações sobre quem realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, o pagamento de uma taxa é cobrado. Essa taxa só pode ser paga com cartão.
Em alguns casos, o golpista diz para a vítima que ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Assim, eles utilizam disfarces para que a pessoa não perceba que está em um aplicativo bancário prestes a fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.
SE PROTEJA!
Confira algumas dicas para evitar cair nesses golpes:
Ao fazer uma compra com cartão físico, lembre-se de:
- Sempre checar o valor na tela da maquininha antes de efetuar o pagamento;
- Sempre conferir se o cartão que te devolveram realmente é seu;
- Sempre passar você mesmo o cartão na maquininha;
- Nunca entregar o seu cartão para ninguém.
Em compras online:
- Sempre verifique antes se o site é seguro;
- Cheque o URL (endereço web) de sites que exigem login, certificando-se de que o site é legítimo;
- Se atente a endereços que se pareçam com os verdadeiros, mas que apresentem pequenas diferenças (como a troca de uma letra);
- Verifique a reputação do site em plataformas como Reclame Aqui, Consumidor Gov.BR e redes sociais. Consulte também a lista de sites reprovados pelo Procon;
- Nunca salve as senhas de seu cartão em sites de compra;
- Verifique os valores e as notas fiscais enviadas.
Outras dicas importantes:
- Desconfie de ofertas muito vantajosas;
- Evite clicar em links desconhecidos ou baixar anexos de fontes não confiáveis;
- Utilize bloqueadores de anúncios maliciosos e extensões de navegadores que chequem a segurança dos sites;
- Nunca compartilhe informações pessoais, principalmente suas senhas;
- Desconfie de mensagens recebidas por WhatsApp dizendo ser do seu banco ou um conhecido pedindo dinheiro emprestado;
- Nunca clique em links externos recebidos por WhatsApp, SMS e email.
Fonte: https://minas1.com.br/posts/brasil/saiba-fugir-de-golpes-e-fraudes-financeiras-no-inicio-de-ano